terça-feira, 26 de janeiro de 2016
Inhambane longe da meta de matrículas
O Sector da Educação e Desenvolvimento Humano na província de Inhambane está longe de atingir a meta das matrículas em todas as classes e níveis de ensino. O facto foi dado a conhecer ao nosso Jornal pela directora provincial do pelouro, Josefina Come, a qual referiu que para inverter o cenário o sector que dirige está a trabalhar com os líderes comunitários para sensibilizar os pais e encarregados de educação a inscrever os seus filhos e educandos nos respectivos níveis de ensino, de modo a permitir a organização atempada de todo o processo educacional do ano lectivo prestes a iniciar. À província de Inhambane foi atribuída a meta de matricular para o próximo ano lectivo 64 mil alunos nos novos ingressos na 1ª classe. No entanto, até à última sexta-feira haviam sido inscritos 40.960 alunos, o correspondente a 64 por cento, faltando por matricular 23.040 crianças. “Estamos muito preocupados com o cumprimento das metas de matriculas. Há uma fraca adesão dos pais e encarregados de educação no processo de inscrição dos seus filhos e educandos em todos os níveis”, disse Josefina Come que, na ocasião, deplorou o facto de, muitas vezes, as pessoas deixarem tudo para a última hora. “Algumas pessoas pensam que o processo de matrículas é feito após o arranque das aulas daí que, nessa altura, registam-se enchentes nas secretarias das escolas. Por isso apelamos aos líderes comunitários locais para sensibilizarem os pais e encarregados de educação a matricularem os seus filhos e educandos”, disse a Directora Provincial de Educação de Desenvolvimento Humano. Referiu que o trabalho de sensibilização comunitária para aderir ao processo de matrículas é realizado nos mercados, igrejas e outros locais de maior aglomeração populacional. Na circunstância, Josefina Comé apelou igualmente aos pais e encarregados de educação, alunos e professores e a população, em geral, para participarem no próximo dia 5 de Fevereiro nas escolas nas cerimónias de abertura do ano lectivo. MELHORAR APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO Entretanto, uma das apostas das estruturas do sector no próximo ano lectivo é melhorar o aproveitamento pedagógico que, em 2014, situou-se na ordem dos 61.7 por cento, sendo 42.5 por cento da alfabetização e educação de adultos, 73-1 por cento no ensino primário do segundo grau (EP-2), 34.8 por cento no ensino secundário geral do primeiro ciclo (ESG-1), 37.5 por cento do ESG-2 e 91 por cento na formação de professores. Para o efeito, de acordo com a nossa fonte, o sector que dirige vai intensificar o trabalho de acompanhamento das actividades pedagógicas através das supervisões e acções inspectivas a diversos níveis, para além da capacitação dos gestores escolares. Outra medida a ser tomada com vista a melhorar o aproveitamento pedagógico é o controlo das planificações e a melhoria da qualidade das avaliações elaboradas nas escolas e dos testes distritais e provinciais. Em relação às contratações de professores, a nossa interlocutora disse que as previsões apontam para o recrutamento de 604 novos docentes para todos os níveis de ensino na província de Inhambane onde também se prevê a entrada em funcionamento de 21 novas escolas primárias e 11 secundárias. Outras quatro serão elevadas do ensino primário do segundo grau para o secundário geral. Paralelamente a isto, decorre a execução de várias infra-estruturas escolares cujo processo é acompanhado pelo seu apetrechamento. Tais são os casos de 56 novas salas de aula, oito blocos administrativos e 19 sanitários em vários pontos da província. Josefina Comé explicou que para a execução destas obras serão consumidos 46.4 milhões de meticais. A nossa fonte referiu que por causa das chuvas intensas, acompanhadas de ventos fortes registadas em Outubro do ano passado, 35 escolas foram afectadas. Parte dos danos, foram repostos e outros em reposição.
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