sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Cidade da Beira completa 109 anos no próximo 20 de Agosto




Beira é a capital da província de Sofala. A localidade tem o estatuto de cidade desde 20 de Agosto de 1907 e, do ponto de vista administrativo, é um município com um governo local eleito. Beira é a segunda maior cidade de Moçambique, logo após a capital do país, Maputo, contando com uma população de 431.583 habitantes de acordo com o Censo de 2007.
Vista da Av. Alfredo Lawley
Está localizada a cerca de 1190 km a norte de Maputo, no centro da costa do Oceano Índico. É uma cidade portuária no Canal de Moçambique. O município tem uma área de 633 km², uma altitude média de 14 metros acima do nível do mar. Tem limite ao norte e oeste com o distrito de Dondo, a leste com o Oceano Índico e ao sul com o distrito do Búzi.
Vista da zona alagada na Praia-Nova
A cidade está numa região pantanosa, junto à foz do Rio Púnguè, e sobre alongamentos de dunas de areia ao longo da costa do Índico. A vegetação natural é caracterizada por terras baixas e litoral com mangais.

Vista da Cidade da Beira
A cidade de Beira foi originalmente desenvolvida pela Companhia de Moçambique no século XIX, e depois diretamente pelo governo colonial Português entre 1942 e 1975, ano em que Moçambique obteve sua independência de Portugal. Atualmente a cidade se encontra modernizada, embora ainda mantenha algumas áreas degradadas e problemáticas, como é o caso do Grande Hotel Beira. Depois de Maputo, Beira é o segundo maior porto marítimo para o transporte internacional de cargas de e para Moçambique.
Daviz Simango, o Edil da Beira

O município encontra-se dividido em cinco postos administrativos: Urbano nº 1, Urbano nº 2, Urbano nº 3, Urbano nº 4 e Urbano nº 5, que se dividem em 26 bairros: Macuti, Palmeiras, Ponta-Gêa, Chaimite, Pioneiros, Esturro, Matacuane, Macurungo, Munhava-Central,Mananga, Vaz, Maraza, Chota, Alto da Manga, Nhaconjua, Chingussura, Vila Massane, Inhamízua, Matadouro, Mungassa, Ndunda, Manga Mascarenha, Muave, Nhangau, Nhangoma e Tchonja.

Vista noturna, Pioneiros, Beira


Vista noturna do Maquinino,Beira

[Fonte: Wikipédia]

0 comments:

Enviar um comentário