quinta-feira, 18 de agosto de 2016

,

Vida e Obra de Gil Pinto

Gil Pinto José mais conhecido por Gil Pinto nasceu a 2 de Outubro de 1949, no distrito de Búzi, província de Sofala. 

Início da Carreira
O Gil Pinto mudou-se  para a cidade da Beira enquanto ainda era bebé de aproximadamente um mês. A sua paixão pela música surgiu no início da década de 60, influenciado pelo seu Pai que tocava varimba e pelo seu tio que tocava guitarra.

A sua carreira musical começou a ter destaque - quando Gil Pinto subiu ao palco pela primeira vez, à 20 de Agosto de 1965 - a convite de um elemento da então banda musical Manica e Sofala, nas comemorações do dia da Cidade da Beira.
Gil Pinto subiu ao para comemorar o dia da cidade da Beira

A partir dessa data, ele nunca mais parou, usando a sua voz como o seu principal instrumento e a flauta, como instrumento de floreio, cantando nos bailes e espectáculos acompanhado por diversos agrupamentos musicais, destacando-se os grupos musicais “7ª Banda Musical Manica e Sofala”, "Irmãos Moçambicanos", por si criado.

O Gil Pinto integrou também os grupos "Camponeses da Munhava"; "Sacrifícios", "MK7" e "Irmãos Sem Maldade", aprimorando cada vez mais em cada momento a sua voz, que viria a se tornar uma das vozes mais escutadas da zona centro do país e de Moçambique
 Nos últimos tempos, Gil Pinto, tocava no Conjunto Irmãos sem Maldade, criado pelo músico Chapepa.

Gil Pinto foi vocalista e habilíssimo tocador de flauta, maracas e precursão. O ícone da Munhava, tem mais de trinta canções gravadas em fita magnética nos estúdios da Rádio Moçambique na Beira e outras gravadas em diversos estúdios privados da Beira.
O músico de grandes palcos
 
Munhava, o bairro onde residia Gil Pinto
 
Grandes sucessos e grandes palcos
Devido à sua dedicação, tornou-se numa das vozes mais escutadas da zona centro de Moçambique e em todo país. É conhecido pelos seus sucessos: “Wrombo wa Júlia”, “Bhombwe Inonaca”, “Bhata Kwio”, entre outros. Em seus temas cantava o dia-a-dia dos dos moçambicanos.
Confira abaixo o vídeo da música "Bhata kwio" de Gil Pinto
   
Gil Pinto partilhou grandes palcos com grandes nomes do Mundo da Música e Bandas como: John Chibadura, Oliver Ntukudzi, Ngwenha Brothers, Devera Ngwenha, Max Banda, Madala, David Mazembe, Avelino Mondlane, Zaida e Carlos Chongo, Wazimbo, Grace Évora, Jorge Mamad e muitos outros.

No dia 03 de Fevereiro,  Gil Pinto foi agraciado com a medalha de mérito Artes e Letras, em reconhecimento de serviços de grande realce, prestados para o desenvolvimento e consolidação da nação moçambicana, nos termos da lei 10/2011 de 13 de Julho que estabelece o sistema de títulos honoríficos e condecorações.

Gil Pinto, actuou em grandes espectáculos promovidos pela Rádio Moçambique, sem nenhuma compensação, pois verbalizava as seguintes palavras: “a Rádio é a minha casa’’, em consideração ao dia da fundação da Rádio e do seu nascimento, 02 de Outubro.

Morte
Aos 66 anos de idade, morreu, Gil Pinto, vítima de doença, no dia 27 de Março de 2016, em pleno Domingo,  dia em que comemorava-se a Pascoa Católica, deixando a viúva e 11 filhos.[CP]

0 comments:

Enviar um comentário