sexta-feira, 17 de março de 2017

,

Vida e Obra de Zaida Chongo

Zaida Chongo foi uma bailaria e cantora moçambicana que juntamente com o seu Marido Carlos Chongo fez muito sucesso nos anos de 90. O Veja MOZ traz recordações sobre a vida e obra desta artista.




Zaida Mucavele foi uma bailaria e cantora moçambicana. Nasceu na província de Gaza na cidade de Xai-Xai, Moçambique a 17 de Junho de 1970.

Iniciou-se como bailarina com Carlos Chongo de cuja banda fez parte integral até Janeiro de 1982, altura em que Zaida faz a sua primeira aparição pública como cantora.

Em 1983, Zaida e Carlos Chongo contraem matrimónio passando a usar coreografias que tinham tanto de erótico como de artístico. Em 1984, através de Victor José, o casal é pela primeira vez convidado a gravar um espectáculo ao vivo sob a direcção dos produtores do Kuxa-kanema.

Em 1992, sob custódia de Domingos Macamo, editor musical da Rádio Moçambique, o casal foi convidado a registar o primeiro número musical em fita magnética no estúdio M1, cuja voz era da Zaida Chongo com o título "Kiribone", que atingiu as paradas de sucesso nacionais. Gravaram o seu primeiro álbum em cassete, contendo dez temas originais (temas compostos por Carlos Chongo).

No ano seguinte Gloria Muianga, produtora do top feminino, convidou Zaida a participar na parada de sucessos, onde sagrou-se vencedora do Prémio Revelação.

Em 1997, a editora Orion-Trading (extinta) convida Zaida e Carlos que abandonam a Rádio Moçambique gravam o seu primeiro cd – “Sibo”. Com o decorrer dos anos este grupo cria a tradição de anualmente gravar um disco e conquistar prémios em todas as paradas nacionais (Top Feminino e Ngoma Moçambique.) 

Dos vários convites para actuações no exterior, destaca-se um concerto que se repetiu em varias cidades da República Alemã, em 1999.

A dada altura as divergências matrimoniais e os conflitos internos começam a tomar conta do casal quando Zaida começa a deixar-se levar pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas e suposto quadro de HIV-SIDA. A relação matrimonial agravou-se terminando com um divórcio, já nos finais de Janeiro de 2003. Zaida, já divorciada decide juntar-se com um novo companheiro, indo viver para a vila de Marracuene, província de Maputo.



Últimos Dias

Em meados de Maio, quando repentinamente Zaida começa a ter recaídas constantes, é abandonada pelo companheiro, num estado tido como totalmente deplorável (não falava, nem se movia da cama), até que a vizinhança invade a casa e encontra-a semi-morta.
Imediatamente Carlos Chongo, seu primeiro marido, é chamado e resgata Zaida para a Clínica do Hospital Central de Maputo, onde veio a falecer da 4 de junho de 2004. O seu marido Carlos Chongo faleceu em 2005

Discos Lançados

Ano
Álbum
Editora
2004
Sifa si Lhile
Vidisco
2003
Matekaway
Orion
1999
Alfândega
1998
Drenagem
1997
Toma que te dou
Sibo

Prémios

Top Feminino
Ano
Categoria
1996
Melhor cancão
1995
Cancão Mais popular
1994
Imprensa
1993
Revelação

Ngoma Moçambique
Ano
Categoria
2001
Imprensa
1999
Cancão mais popular
1998
Imprensa
Disco Toma que te dou – Disco de Platina.
1997
Canção mais Popular
Disco Sibo – Disco de Prata

[FFONTE: Wikipedia, Redação Veja MOZ]

0 comments:

Enviar um comentário