A ciência tem uma explicação: quando o embrião é formado, ele ainda não possui um sexo. Assim, vários tecidos são criados antes mesmo de sabermos se nasceremos homens ou mulheres. Por isso, quando o cromossomo Y começa a “funcionar” e determina que aquele embrião será do sexo masculino, nosso “eu” embrionário já tem os mamilos desenvolvidos.
Alguns mamíferos, como o camundongo, tem um processo embrionário semelhante. Porém, quando o sexo é definido, uma proteína se torna responsável por “destruir” esse tecido mamário já formado. Além dos ratinhos, animais como o ornitorrinco e o cavalo também já nascem com o peito “lisinho”.
Os mamilos são formados no útero antes da definição do sexo do embrião

Aleitamento e câncer de mama

Apesar de os mamilos não terem uma função no corpo masculino, é curioso saber que ele pode produzir leite! Isso acontece porque todo homem tem um certo nível de estrogênio – o hormônio feminino. Se o indivíduo sofrer alguma doença que afete sua produção hormonal, as glândulas mamárias podem crescer e inclusive produzir leite.Além disso, é bom ficar atento para o câncer de mama masculino. Apesar de ser muito mais raro do que em mulheres, ele é tão perigoso quanto. Caso você note alguma anomalia em seu peito, procure um posto de saúde para maiores informações.