quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

,

1 DE DEZEMBRO: Cerca de 1,5 milhões estão infectas pelo HIV/SIDA em Moçambique

No nosso país, mais de 100 pessoas morrem por dia, portanto, a mudança de comportamento e a redução de parceiros são algumas formas de prevenção.

No dia 1 de Dezembro todo o mundo está a comemorar o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA, uma doença que continua a afectar milhões de pessoas.

O Dia Mundial da Luta Contra a SIDA é uma oportunidade para chamar atenção à doença e mostrar solidariedade internacional em face da pandemia. É uma ocasião para parceiros envolvidos na luta para revisar a situação, as realizações e os desafios para ainda continuar o progresso até conseguimos o lema do Dia: Zero Novas Infecções, Zero Discriminação e Zero Mortes em face do HIV e SIDA.


Em Moçambique, o enfoque do Dia é orientado para a importância de tratamento contínuo e para os serviços de prevenção para as mulheres grávidas para prevenir transmissão vertical da mãe à criança.

O país tem o maior número de casos de HIV/SIDA entre os PALOP, com cerca de 1,5 milhões de pessoas infetadas. Apesar dos avanços, a crise económica traz incertezas sobre o financiamentos de projetos de combate à doença.


O porta-voz do Conselho Nacional de Combate à SIDA (CNCS) de Moçambique, Juvenal Armazia, acredita que a açtual crise económica neste país poderá abalar os financiamentos aos projetos de combate à doença. Com destaque para os projetos financiados por verbas externas, porque a crise tende fazer com que os doadores redefinam prioridades e focos de acção no país.

Segundo Armazia, trata-se de algo que já vem acontecendo. "A crise económica afeta-nos. O país não muda o cenário de ter mais financiamentos domésticos e menos financiamentos internacionais da noite da noite para o dia", explica. De acordo com  o porta-voz do CNCS, são necessários investimentos em medicamentos e para prevenção da doença e cerca de 95% desses fundos são de parceiros internacionais.

Apesar dos esforços empreendidos para combater o HIV/SIDA nos últimos dez anos, os números ainda são alarmantes. Em Moçambique, mais de cem pessoas morrem todos os dias - um total aproximado de 40 mil pessoas por ano.

1 comments:

  1. Olá, sou Marcelo Paes Costa Junior e sou do Rio, no Brasil. Deixe-me dar este testemunho ao público sobre um grande médico de ervas que me ajudou com minha própria doença. Eu tinha HIV/AIDS há mais de 5 anos e estava quase chegando ao fim da minha vida devido à aparência da minha pele. Tudo o que tenho em mente é desistir, porque a vida não me interessa mais. Uma noite, minha irmã correu para mim que encontrou um médico na internet que pode curar o HIV/AIDS, eu nem me interessei porque nunca acreditei. Ela me ajudou em tudo que o médico pediu, preencheu o formulário de tratamento para mim e ainda usou o próprio dinheiro para conseguir o remédio para mim. Durante uma semana de uso do medicamento, comecei a ficar mais forte, meu sangue começou a fluir normalmente 4 a 5 dias depois, comecei a ganhar peso, antes da 3ª semana, meu corpo começou a se desenvolver, minha pele começou a aparecer. Depois de um mês, fiz o teste de HIV e deu negativo. Estou tão feliz que posso dizer que não sou um paciente de HIV/AIDS novamente. se você tem HIV/AIDS ou Hepatite, ou Herpes ou HPV ou doenças das artérias coronárias ou qualquer doença, entre em contato com o Dr.O.Water. Seu e-mail é: DRWATERHIVCURECENTRE@GMAIL.COM e seu número de whatsapp é: +2349050205019. Desejo boa sorte a todos, Deus abençoe a todos. eu tenho um grupo de saúde no twitter por favor me siga @Marcelocostapa2 e participe do meu grupo de saúde para que possamos compartilhar informações, conscientizar e ajudar outras pessoas. Você também pode me enviar um email para marcelocostajunior1967@gmail.com

    ResponderEliminar