sexta-feira, 19 de maio de 2017

,

Banco Mundial nunca suspendeu o apoio directo ao Orçamento do Estado de Moçambique

Entre Janeiro de 2016 e Março de 2017 esta instituição financeira colocou directamente no erário mais 330 milhões de dólares norte-americanos.



O Banco Mundial nunca chegou a suspender formalmente o apoio directo ao Orçamento do Estado(OE) de Moçambique na sequência da descoberta dos empréstimos das empresas Proindicus e MAM. Entre Janeiro de 2016 e Março de 2017 esta instituição financeira colocou directamente no erário mais 330 milhões de dólares norte-americanos.

Ao contrário do Fundo Monetário Internacional(FMI) que suspendeu a sua ajuda financeira directa ao OE, após ter descoberto em Abril do ano passado que o Estado moçambicano havia emitido Garatias, violando a Constituição da República, para os empréstimos das empresas Proindicus e Mozambique Asset Management(MAM) no montante de 1,157 bilião de dólares norte-americanos, o Banco Mundial não suspendeu a ajuda financeira directa que faz ao OE.

Embora o The Wall Street Jounal, citando uma fonte não identificada do Banco, tenha noticiado em Abril de 2016 que a instituição financeira de Bretton Woods iria suspender o apoio directo ao Orçamento de Moçambique e que pelo menos 40 milhões de dólares norte-americanos já não seriam canalizados durante o ano findo a verdade é que essa notícia foi desmentida, pouco tempo depois, pelo diretor do Banco Mundial para Moçambique.



“Quero colocar claramente on the record que este não é o caso (de congelamento). Não houve nenhum pronunciamento sobre isso. Não há nenhuma questão de suspensão ou qualquer tipo de congelamento”, afirmou Mark Lundell à agência noticiosa portuguesa Lusa em Abril de 2016.


“É importante lembrar que Moçambique é um país beneficiário da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA) e tem um risco moderado de sobre-endividamento. Qualquer potencial análise em baixa da estabilidade da dívida poderá afetar o montante global dos recursos disponíveis para os próximos anos”, acrescentou Lundell.

[FONTE: @Verdade]

0 comments:

Enviar um comentário