sexta-feira, 11 de março de 2016

Pacificação da Síria: Oposição satisfeita com agenda das conversações

O principal conselho da oposição síria informou, na quarta-feira (9), que a agenda proposta pelas Nações Unidas para as conversações de paz é positiva e que notou menos violações governamentais do acordo de cessar de hostilidades em vigor desde 27 de Fevereiro.

Salem al-Muslat, porta-voz do Alto-Comissariado das Negociações (ACN, que reúne grupos importantes da oposição e dos rebeldes sírios), disse, segundo a Reuters, que o grupo irá, em breve, tomar em breve a decisão final de participar ou não das conversas em Genebra.
Falando após o enviado da ONU, Staffan de Mistura, dizer que as conversações iriam ter como enfoque num novo Governo, Constituição e eleições, al-Muslat disse que o facto de a transição política estar na agenda é positivo.
"Ouvimos o que o senhor de Mistura disse. Existem pontos positivos, existem questões que notamos que estão seguindo uma direcção positiva", disse.
A nova ronda de negociações para pôr fim ao conflito na Síria decorrerá em Genebra entre 14 e 24 deste mês, sob a égide da ONU, segundo anunciou o enviado especial para a Síria.
“As delegações estão chegando e as negociações de fundo começarão na segunda-feira (14 de Março) e não durarão além de 24 de Março”, declarou o responsável em conferência de imprensa.
O enviado especial da ONU indicou que as conversações realizar-se-ão em salas separadas com os representantes do Governo de Damasco e os representantes da oposição.
Uma anterior ronda de negociações realizada em Genebra, em Fevereiro, foi interrompida devido a uma intensificação dos ataques aéreos na Síria.
Desde então, um acordo de cessar-fogo foi negociado por Washington e Moscovo e a trégua instaurada a 27 de Fevereiro parece manter-se, apesar de alguns incidentes.

0 comments:

Enviar um comentário