quarta-feira, 13 de julho de 2016

E se o governo mandasse imprimir dinheiro e o distribuísse aos pobres?


Nessa crise que vivemos, a alta do dólar, a seca, a situação político militar, há quem pode-se perguntar "Se algum dia o governo mandasse imprimir dinheiro e o distribuísse aos pobres? Isso iria melhorar a situação económica no país?" 


Seria uma boa ideia distribuir a população?
Imprimindo mais dinheiro, inicialmente faria com que houvesse um tumulto devido ao aumento do poder de compra. As pessoas gastariam mais em bens e serviços como alimentos, eletrodomésticos, restaurantes etc. e isso impulsionaria a economia em todos os sectores, desde os profissionais como advogados, jornalistas etc. até os do comércio e a indústria. Isso significa que, ocorreria um aumento geral de venda e lucros.
Isso acabaria com a pobreza?
Mais dinheiro circulando significaria, automaticamente, maior demanda pelos bens e serviços produzidos e o dinheiro com um meio de troca que é perderia o seu valor.

Por exemplo: Imagine na época em que há muita colheita do tomate, o que acontece com o seu preço(valor no mercado)?

Quanto maior for a demanda, menor é o preço
Baixa. E com o dinheiro a situação na seria outra.

A inflação generalizada faria com que todo o ambiente da economia seja incerto e descontrolado, e os empresários passariam a não investir ou a investir muito pouco. O crescimento da economia cairia, gerando uma crise. 
O dinheiro distribuido teria graves implicações na economia

Por isso, ao invés de resolver o problema do país, produzir mais dinheiro e distribuir aos pobres só pioraria a situação.

Fotos: WEb

0 comments:

Enviar um comentário