Localizado no bairro da Ponta-Gêa, na cidade portuária da Beira, no centro de Moçambique, o imponente edifício já foi considerado o hotel mais luxuoso de África.
O Grande Hotel nos anos 60 |
Começou a ser construído em 1952 e os planos eram outros. Nos 12 mil metros quadrados e a 15 minutos a pé do centro da cidade da Beira, nascia o maior e mais luxuoso hotel de África, o único das antigas colónias portuguesas que teria uma piscina olímpica (que hoje serve para lavar a roupa com a água que se acumula das chuvas).
Piscina do Grande Hotel nos de glória |
Entre os anos de 1972 e 1973 foi usado para os treinos da selecção de natação de Moçambique, para luxuosos banhos e para outros fins, mais ou menos higiénicos, quando a água faltava na cidade.
A construção levou três anos, outros tantos andares, decorados com mobiliário de madeira, tapeçarias, loiças finas e candeeiros de cristal, dois restaurantes, cinema e uma estação de correios.
No dia 17 de Junho de 1955 foi o dia da abertura do Grande Hotel, muitos iam lá para beber chá, arranjar o cabelo e ver as últimas novidades que chegavam à Boutique Lara. Estava tudo pronto para as centenas de turistas que chegariam da antiga Rodésia (agora Zimbabwe) e da África do Sul e para os homens de negócios, cada elevador tinha um operador para os acompanhar.
Oito anos depois, os homens de negócios optaram em ficar no dispendioso Hotel Embaixador, no centro da cidade, e as praias de Bazaruto e o Parque da Gorongosa porque estes atraíam mais turistas e eram menos caros.
Em Fevereiro de 1963, o Grande Hotel deixou de receber hóspedes e passou a abrir apenas para eventos: a última festa foi a 31 de Dezembro de 1980, quando a cave já era usada para abrigar presos políticos.
As ruínas do Grande Hotel |
Depois, começaram a chegar os refugiados. Hoje, ainda se passeia pela enorme escadaria e pelos corredores deste monstro à beira-mar, estima-se que vivem lá mais de 3.500 pessoas, sendo que os quartos, abrigam famílias inteiras.
Comerciante e moradora do Grande Hotel |
Interior das ruínas do Grande Hotel |
Parte externa do grande Hotel |
Piscina do grande Hotel Hoje |
Em 2003, estimava-se que viviam ali 1.000 pessoas, e em 2006, eram 2.000, agora são mais de 3.500.
Fonte: Sábado.pt
Fotos: Web
0 comments:
Enviar um comentário