quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Trabalhadores da saúde expulsos

A Inspecção de Actividades Económicas apreendeu 250 quilogramas de medicamentos diversos. Os fármacos eram comercializados nos mercados informais da cidade de Chimoio, em Manica.
“Apreendemos produtos farmacêuticos desviados do circuito oficial de saúde”, afirmou a delegada do Instituto Nacional de Actividades Económicas em Manica, Maria da Assunção Fernandes.
Dos medicamentos apreendidos, alguns estão fora do prazo e outros deteriorados devido à sua exposição a altas temperaturas.
Ainda na mesma província, três funcionários da saúde foram encontrados em condições irregulares com medicamentos, na província de Manica, durante o primeiro semestre deste ano, segundo Firmino Jacketa, Médico-Chefe da província. “Destes, dois foram expulsos do Aparelho do Estado e um foi demito”, explicou o médico.
Além desses, outros respondem a processo criminais. “Dez pessoas estão a responder a processos no tribunal por terem sido encontrados a vender medicamentos nos diferentes mercados da cidade e dos distritos”, acrescentou.
De acordo com o médico, os medicamentos em questão teriam sido desviados do Sistema Nacional de Saúde. Firmino falava hoje durante a recepção de mais de 1600 quites de medicamentos para os próximos seis meses, uma quantidade que considera suficiente tendo em conta os níveis de demanda e consumo da província.

Os quites recebidos contém analgésicos, antibióticos, anti maláricos e espera-se que com estes medicamentos consiga-se assistência a população sobretudo as consultas externas. Assim, os fármacos serão distribuídos pelos distritos incluindo a cidade de Chimoio.

0 comments:

Enviar um comentário