sábado, 25 de março de 2017

, ,

Moçambique não tem meios para verificar a validade do frango importado do Brasil

Essa informação foi divulgada na sequência da revelação de esquema de venda de carne ilegal e fraude na fiscalização sanitária pelos maiores produtores brasileiros de carne.


 
A Direcção Nacional de Serviços Veterinários garante que o frango que tem sido importado do Brasil é de boa qualidade pois obedece as normas e procedimentos sanitários estabelecidos por Moçambique, sendo também submetido a análises que atestam que está apto para o consumo dos moçambicanos.

Todavia, e na sequência da revelação de esquema de venda de carne ilegal e fraude na fiscalização sanitária pelos maiores produtores brasileiros de carne, o director nacional dos Serviços Veterinários reconheceu que não existe no nosso País tecnologia para testar a validade da carne importada.

 Paralelamente, Américo Conceição revelou ao @Verdade que os produtores do frango nacional solicitaram permissão para que as suas aves passem a levar injecções de água com sal, a salmoura, e o Governo pretende legalizar essa prática.

As autoridades policiais brasileiras estão a desmantelar, desde a passada sexta-feira(17), um esquema de pagamento de subornos envolvendo funcionários do Ministério da Agricultura do País sul-americano e empresários do ramo alimentício para relaxar a fiscalização e conseguir a licenças e certificados para a venda de carne bovina, suína e de frango.



Denominada “Carne Fraca” a Operação policial detectou, após cerca de dois de investigações, que esquema seria liderado por fiscais agropecuários e empresários do agro-negócio.

As irregularidades vão desde a utilização de quantidades de carne muito menor do que a necessária na produção dos seus produtos, complementados com outras substâncias, a utilização de carnes estragadas na composição de salsichas e linguiças, a “maquilhagem” de carnes estragadas com a substância cancerígena ácido ascórbico, carnes sem rotulagem e sem refrigeração, além da falsificação de certificados que atestam a qualidade e validade da carne para o consumo humano.

A operação teve como alvos empresas frigoríficos de pequeno porte e as gigantes Brasil Foods(BRF) e JBS. A Brasil Foods é a principal fornecedora de frango que importadores em Moçambique compram no País sul-americano, as suas marcas são Sadia e Perdix, que podem ser encontradas em vários locais de venda nacionais.

[FONTE: @Verdade]

0 comments:

Enviar um comentário