De acordo com o relatório anual do instituto de pesquisa sul-africano New World Wealth divulgado esta semana, Angola e Moçambique figuram entre os países do continente africano onde se concentra mais riqueza por habitante, se forem apenas tomados em consideração o número de habitantes por cada país e as suas riquezas, sem ter em conta as disparidades de repartição dessas riquezas.
Neste ranking, a consultora revela que em Moçambique existem 1100 milionários e 50 pessoas com rendimentos superiores a 10 milhões de Dólares.
Segundo esta classificação, Moçambique figura no 16° lugar dos países com maior riqueza per capita em África com uns 800 Dólares por pessoa, isto sem contar com os dados do Banco Mundial que no ano passado referiu que 60% da população vivia na pobreza extrema.
O segundo único pais de África Lusófona citado neste relatório, Angola, é o 6° país africano onde se concentra a maior riqueza com um rendimento de 3600 Dólares por habitante, sendo que em Angola existem 320 multimilionários.
Contudo, este documento não se refere ao facto de 70% da população angolana viver com menos de dois Dólares por dia, segundo dados de 2016 do Banco Mundial.
Neste documento, ficamos ainda a saber que o numero de milionários aumentou 82% em Angola e 37% em Moçambique no espaço de 10 anos. Refira-se também que no país africano que lidera esta classificação, as ilhas Maurícias, os rendimentos são de 25.700 Dólares per capita, estes valores permanecendo contudo 10 vezes menos importantes do que os níveis atingidos pela Suíça ou a Austrália onde o rendimento per capita atinge mais de 200 mil Dólares.
[FONTE: RFI]
0 comments:
Enviar um comentário