terça-feira, 8 de março de 2016

ZIMBABWE: MUGABE ADMITE CONTRABANDO DE DIAMANTES

O Presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, admitiu, pela primeira vez, na segunda-feira, haver pilhagem e contrabando massivo de diamantes, na área de Chiadzwa, situação que obriga o governo a tomada de acção contra os envolvidos.

No mês passado, o governo do Zimbabwe instruiu companhias que operam naquela zona, para dentro de três meses removerem as suas maquinarias.

Falando à televisão estatal zimbabweana, Mugabe afirmou que “não temos recebido o suficiente da indústria diamantífero. Não acredito termos excedido a dois mil milhões de dólares EUA, quanto mais se pensarmos em uma receita de mais de 15 mil milhões de dólares”.

Tendai Biti, que dirigiu o Ministério das Finanças entre 2008 e 2013 durante o Governo de Unidade Nacional (GUN),disse ter falado com o Presidente Mugabe acerca de pilhagem e contrabando de diamantes em Chiadzwa, mas nenhuma acção foi tomada.

“Apresentei ao Presidente Mugabe dados, estatísticas e relatórios secretos produzidos em Bruxelas, na Bélgica. Os dados mostraram que produzíamos mais de dois mil milhões de dólares EUA anuais e, em contrapartida, não ganhávamos nada”, sublinhou Biti.

A dívida externa zimbabweana é de oito mil milhões de dólares EUA e o orçamento do país situa-se em três mil milhões de dólares anuais.

0 comments:

Enviar um comentário